top of page

Arborização Urbana - A Receita do Sucesso

1. Entenda o Básico


Como somos sortudos, ainda há verde na Selva de Pedra! Mas me digam, o que é um pontinho verde no meio da cidade?

É a resistência e o principal fator para ajudar no equilíbrio ambiental, diante te tanta emissão de gases tóxicos, existem seres que emitem oxigênio. RESPIRA E NÃO PIRA!

Pois bem pessoal, vamos começar com o óbvio, depois partiremos para uma visão detalhada. Todos os elementos e aglomerações verdes, dentro do ambiente urbano (da cidade), chamamos de Arborização Urbana, e só tem a somar positivamente no cotidiano.

Cidades bem planejadas, agregam valor a partir dos parques e inserção de sombra e beleza com a composição de vegetação natural em meio ao artificial.

Claro que você pode ter se deparado com situações que alguma árvore trouxe algum prejuízo ao ambiente físico, porém digo logo: “falta de planejamento, viu!”

Então está pronto para descobrir as melhores soluções para evitar problemas e usufruir de uma paisagem extremamente agradável?





2. Mas pra quê? E como?


Cansado de apenas ouvir sobre o bem-estar, redução de poluição... Então aqui vai uma novidade, arborização melhora a acústica da cidade, diminui a reverberação e assim os ruídos chatos, sem contar na vida que traz, não é mesmo? Cada árvore é um planeta para muitos animais.

Além disto quanto se fala em escoamento de águas, quando mais vegetação urbana, melhor a permeabilidade do solo e se os seus dias estão quentes, plante uma árvore e depois se hidrate, tome uma aguinha!

Arborização Urbana, incontestavelmente, só traz benefícios. Já poderia terminar este blogpost aqui mesmo, mas ainda quero te mostrar a melhor forma de contribuir com esta atitude que dá um bônus na sua qualidade de vida!

Inicialmente precisamos contar com nossos líderes, são “que nem” He-Man, eles têm a força! E as cidades que contam com este avanço de conscientização já possuem um plano idealizado por profissionais da área e conta com diretrizes que ordenam o planejamento da arborização para que minimize os pontos negativos. Mas isso é com tudo na vida, sem planejamento caímos. Coloca nos comentários alguma situação sua envolvendo uma árvore, vou deixar o meu lá também!

Alguns pontos que podemos citar:

  • Largura da calçada: não podemos prejudicar a circulação natural dos pedestres e muito menos a dimensão mínima para atender a acessibilidade.

  • Rede Elétrica: Árvores crescem e não queremos fios arrancados por seus galhos.

  • Recuo de Imóveis: Nem telhados arrancados e vias que parecem enclausurar os transeuntes.

  • Equipamentos: Precisamos de lixeiras, postes etc. Tem espaço pra todo mundo... digo... tudo.

  • Tipologia da via: Essencial entender quais veículos passam por ali assim garantimos que nada esbarre nas árvores. Sim, elas são mais importantes!





3. Desafios Diários


Entender os desafios ajuda a vencê-los. Para isto você chegou até aqui, vamos à sua recompensa!

O primeiro fator que precisamos abordar é o crescimento. Árvores crescem e a cidade também. Então esta disputa por espaço dificulta bastante a sinergia entre a arborização e a urbanização. Com este crescimento inadequado, a planta sofre com sua nutrição, por exemplo, sem um abastecimento essencial de água e nutrientes, o que pode resultar em uma árvore fraca e passível de queda.

Nem pense em cogitar a solução mais fácil: não plantar... Vou fingir que nem vi isso!

Lembra que falamos que as árvores são mais importantes? Então falta de planejamento pode resultar em colisões de carros, poluição impedindo seu desenvolvimento, fiação prejudicando o crescimento, vice-versa, pode causar diminuição de qualidade na fiação aérea e/ou subterrânea.

Mas o que mais dói, bem mais na planta, mas em você deveria também! A ação humana inconsciente que vandaliza a vegetação ou simplesmente a arranca do solo!

Aqui vai uma dica: existem leis municipais que proíbem a intervenção na vegetação sem autorização da prefeitura. Eba!





4. Caneta e Papel, Anote a Receita!


Agora vamos entender rapidamente os tópicos essenciais na escolha de uma árvore para a frente da sua casa! Sim, depois de ler este post, eu espero muito que você plante uma mudinha, tire uma foto e nos envie no Instagram e marque @layerarquitetura. Agora vamos ao ponto!


  • Porte: precisamos saber o local onde desejamos colocar esta planta e a função dela. Então podemos decidir se queremos algo pequeno para ornamentar ou uma árvore de sombra pra colocar um banco embaixo ou um balanço no galho.

  • Copa: procure saber se a árvore possui um crescimento vertical ou horizontal. Assim poderá entender a poda e o comportamento dela.

  • Diâmetro: agora é sempre bom saber até que ponto vai este crescimento para avaliarmos a frequência da manutenção.

  • Tempo de Crescimento: dependendo da situação, precisamos de algo “pra já” e isto pode influenciar na escolha da espécie.

  • Raízes: saiba se a espécie possui raízes profundas ou de superfície. Ninguém quer uma calçada “estourada” não é mesmo?!

  • Frutos: bem, esta é fácil, se for uma árvore para um estacionamento, não coloque frutíferas, exceto se preferir ver alguns carros com o capô ou teto amassados. Tenho certeza de que não, olha lá, hein!!!





Agora eu fazer um pedido (quem acompanha nossos vídeos no youtube e nossos posts, sabe que sempre tem uma missão), priorize espécies nativas, isso ajuda a manter nossa identidade e COM CERTEZA elas terão uma adaptação muito melhor e não vai requerer tanto sua atenção e manutenção.


Para finalizar deixa seu like e compartilha com quem você conhece que adora o verde e se tem alguém que não gosta tanto, envia, vai que convence!
11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page